| 09/07/2005 20h12min
Mesmo jogando contra um adversário que escalou somente reservas – os titulares foram poupados para a decisão da Libertadores – e que atuou com um jogador a menos desde os 18 minutos do primeiro tempo devido à expulsão do volante Alê, o Flamengo protagonizou mais um vexame no Brasileirão. Na tarde deste sábado, no Morumbi, o time perdeu para o São Paulo por 2 a 0, com direito a um patético gol contra do zagueiro Júnior Baiano. O outro gol são-paulino foi marcado por Hernanes.
Foi a sexta derrota da equipe de Celso Roth, que continua na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos. A última vitória do Flamengo foi no dia 15 de maio, sobre o Santos, no Rio – são sete partidas sem vencer. O São Paulo, por sua vez, chegou a 15 pontos na tabela da competição. Na próxima rodada, o Flamengo pega o Vasco, em Volta Redonda, enquanto o tricolor paulista encara o Santos, na Vila Belmiro.
Apesar de atuar com um time formado por suplentes, o São Paulo começou tentando ditar o ritmo do jogo, comandado pelo armador Souza, principal articulador das jogadas do time paulista. Até que, aos 18 minutos, o volante são-paulino Alê, que já tinha recebido cartão amarelo, deu uma entrada violenta em Obina e foi expulso de campo.
Com um jogador a mais, o Flamengo resolveu atacar. Aos 21 minutos, Renato cruzou e o goleiro Roger Noronha evitou o gol rubro-negro colocando para escanteio. No minuto seguinte, Júnior cabeceou para fora, perdendo boa chance. Aos 28 minutos, Júnior Baiano chutou e o goleiro do São Paulo voltou a intervir. O São Paulo só voltou a ameaçar aos 34min, mas Roger não conseguiu concluir com precisão. Cinco minutos depois, Renato bateu forte, de fora da área, e Roger Noronha praticou grande defesa. E aos 42min, Marco Antônio teve a chance de abrir o placar numa falta sofrida por Souza, mas cobrou mal, por cima do gol.
O segundo tempo começou com pressão rubro-negra e, logo no primeiro minuto, Obina recebeu na área e chutou forte, mas Roger Noronha fez boa defesa. Aos 4min, Renato cobrou falta e o goleiro tricolor novamente interveio. Inspirado, Roger voltou a evitar gol de Obina aos 6min. O técnico do São Paulo, Paulo Autuori, resolveu então fazer duas mexidas simultâneas, colocando Hernanes e Daniel Rossi nas vagas de Michel e Roger. E aos 15min, Júnior Baiano, tentando evitar que a bola chegasse a Diego Tardelli após um lançamento, fez gol contra, encobrindo o goleiro Diego.
Após tomar o gol, o técnico Celso Roth tentou tornar o Flamengo mais ofensivo, trocando Júnior por Fellype Gabriel. E Fellype logo perdeu uma boa chance, aos 19min, após cruzamento da esquerda. Aos 25min, Renato soltou a bomba e Roger Noronha, mais uma vez, mostrou que seria uma barreira difícil de ser transposta. Pouco depois, Roth pôs Fabiano Oliveira na vaga de Jean. Nos minutos finais, o Flamengo continuou sua desordenada pressão, enquanto o São Paulo ousava, eventualmente, alguns contra-ataques. Num deles, Hernanes marcou o segundo gol. E o resultado foi um castigo à incompetência rubro-negra nas conclusões.
As informações são da Agência Placar.