| 08/07/2005 20h46min
O ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, Arraes foi submetido a uma traqueostomia, às 16h de hoje. Ele permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Esperança, em Recife. De acordo com o assessor de imprensa do PSB, Evaldo Costa, a traqueostomia (abertura na base do pescoço) foi necessária para auxiliar o ex-governador a respirar.
Exames feitos nesta tarde também detectaram ainda uma pneumonia no pulmão direito do ex-governador, que já está sendo combatida com antibióticos. O fato de ser fumante há mais de 72 anos prejudica a recuperação do órgão, afirmam os médicos que cuidam do político. De acordo com o boletim médico divulgado às 17h20min desta tarde, o estado de Arraes é estável e ele está lúcido e respondendo a estímulos.
Arraes está internado desde o dia 17 de junho, quando deu entrada no hospital com sintomas de dengue. Em seguida, o quadro dele se agravou e foi constatado que o político estava com uma infecção pulmonar séria. Arraes foi internado na UTI e ficou inconsciente e respirando com a ajuda de aparelhos. Ele havia melhorado durante esta semana, estava consciente e respirava normalmente, mas na última quinta-feira apresentou uma piora e voltou precisar de aparelhos para respirar.
As informações são da agência O Globo.