| 08/07/2005 14h42min
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) destacou hoje as recentes conquistas das seleções de Brasil e Argentina coincidindo com os 89 anos da entidade, que serão comemorados no sábado. A entidade foi criada no dia 9 de julho de 1916 em Buenos Aires, quando um grupo de 22 pessoas, delegados de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, se reuniram para deixar fundada a Confederação", diz uma carta enviada às associações nacionais.
O documento, assinado pelo presidente da entidad, o paraguaio Nicolás Leoz, conta que, desde aquele dia, o futebol cresceu para tornar-se uma tradição emblemática, um fator de progresso, de compreensão e solidariedade.
– Este momento coincide com a admirável exposição de Brasil e Argentina na Copa das Confederações – diz a nota, em alusão à final da competição.
Além disso, ele menciona o pentacampeonato da Argentina no Mundial Sub-20, algo nunca conseguido antes por um país. Leoz lembra ainda que a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, acabará no dia 9 de julho, dia em que a "querida e gloriosa" Conmebol realizará 90 anos, e se pergunta se o aniversário não terá "outra coroa, digna desse acontecimento".
– Apesar das dificuldades recorrentes que afetam o continente e o insustentável êxodo de seus jogadores o futebol sul-americano segue progredindo. A cada empecilho, busca-se uma solução – diz o documento.
As informações são da Agência EFE.