| 07/12/2001 09h03min
O futuro chefe de governo do Afeganistão, Hamid Karzai, disse que o Talibã está efetivamente acabado. Destacou que as forças da Aliança do Norte que cercam Kandahar estão começando a entrar na cidade. Segundo ele, as lideranças talibãs que forem capturadas serão entregues à Justiça internacional.
Não está claro se o líder pashtun se referia a um país específico ou a uma corte nos moldes do Tribunal de Haia, sob supervisão da ONU. Ele afirmou que o líder espiritual do Talibã, mulá Mohammed Omar, deve ser jugado se for provado que ele tem vínculos com o terrorismo.
Nesta sexta-feira, dia 7, o Talibã passou o controle de Kandahar a um conselho de notáveis. Um dos integrantes desse conselho Hajid Bashir Ahmed disse que a milícia já se rendeu e entregou as armas. De acordo com ele, não houve resistência e a cidade está completamente em ordem.
Entretanto, moradores de Kandahar afirmam que o cenário na cidade é caótico. Ladrões, alguns grupos de talibãs que ainda não fugiram e combatentes da oposição correm pelas ruas em meio ao barulho de tiros. Os mercados ao ar livre, normalmente movimentados, estão desertos. Há relatos de saques a lojas, residências e a armazéns de agências humanitárias. A maior parte dos talibãs parece ter fugido em direção a áreas rurais. A milícia anunciou nessa quinta-feira, dia 6, a entrega de Kandahar. As informações são da CNN e Rádio Gaúcha.