| 06/07/2005 10h06min
Atlético-PR e São Paulo começam nesta quarta, dia 6, a realizar uma inédita final em 46 anos de Copa Libertadores da América: pela primeira vez, dois clubes de um mesmo país decidem a competição. O palco do primeiro duelo, que será disputado a partir das 21h45min, será o Beira-Rio.
O primeiro jogo entre as equipes é de mando dos parananenses, mas como a Arena da Baixada não tem a capacidade mínima de 40 mil torcedores como exige o regulamento da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o jogo foi transferido para o estádio dos colorados, que dispôs cerca de 55 mil ingressos para o confronto.
Para o técnico Antonio Lopes, o Atlético-PR vai jogar como se estivesse em casa. Fará pressão o tempo inteiro e tentará abrir uma boa vantagem para a partida do Morumbi. Em relação ao time, o único mistério é a escalação do atacante Aloísio, que sente dores musculares e ainda é dúvida. No entanto, tudo indica que estará em campo.
No São Paulo, o técnico Paulo Autuori exigiu concentração máxima da equipe para a decisão. Os paulistas atuarão no 3-5-2 e o zagueiro Alex jogará ao lado de Fabão e Lugano. Souza voltará para o banco de reservas.
O duelo inédito põe frente a frente dois treinadores que já venceram a competição sul-americana por uma oportunidade. Paulo Autuori foi campeão pelo Cruzeiro, em 1997 e, no ano seguinte, foi a vez de Antônio Lopes vencer no comando do Vasco da Gama.
O vencedor da Libertadores garante, automaticamente, vaga no segundo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em dezembro no Japão. O torneio não é realizado desde 2000, quando o Brasil o organizou. Apenas os campeões continentais vigentes estarão na disputa.