| 06/07/2005 08h16min
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, viajará hoje para a Escócia para participar como convidado da cúpula do G-8 (os sete países mais industrializados e a Rússia). Ele se reunirá com os presidentes de México, China, Índia e África do Sul.
Fontes oficiais disseram que a viagem de Lula está confirmada e não será suspensa, como aconteceu com as visitas previstas há duas semanas a Venezuela e Colômbia, adiadas devido à crise política que sacode o Brasil. No entanto, o presidente brasileiro ficará apenas 12 horas em Edimburgo, para onde viajará apenas na companhia de seu ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Em seu pronunciamento ante os líderes do G-8 e os outros presidentes convidados para o encontro, Lula deverá manifestar seu apoio às iniciativas para a redução da pobreza na África. Também pedirá apoio ao fundo mundial contra a fome que propôs na ONU.
O presidente brasileiro também se pronunciará a favor da inclusão do Haiti nos planos de ajuda à África, que junto com a luta contra a mudança climática será o eixo da reunião de Edimburgo.
As informações são da agência EFE.