| 05/07/2005 18h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) para uma conversa no início da noite de hoje sobre reforma ministerial que pode ser definitiva, segundo dirigentes do partido. Os dirigentes do PMDB dão como certas as indicações do senador Hélio Costa (MG) para o Ministério das Comunicações e do atual presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau, para Minas e Energia. Também garantem que o partido receberá de Lula os ministérios da Saúde e das Cidades.
Os entendimentos desta noite são para confirmar ou não as indicações do partido: deputado Saraiva Felipe (MG) para Saúde e o ex-deputado Paulo Lustosa para Cidades. Lula vem recebendo insistentes pressões de setores do PT contra esses nomes. O Planalto não confirma, mas há a possibilidade de que os dois primeiros nomes sejam anunciados oficialmente ainda nesta terça. Lula busca um nome fora do partido para a vaga da Previdência, vago com a esperada demissão de Romero Jucá.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP) também participa do encontro desta noite. O presidente viaja para a Escócia no início da tarde de amanhã, para participar da reunião do G-8, grupo dos sete países mais industrializados mais a Rússia.
As informações são da agência Reuters.