| 05/07/2005 17h16min
O torcedor do São Paulo tem motivos para festejar a escolha do Beira-Rio, em Porto Alegre, como o local do primeiro jogo da final da Copa Libertadores, contra o Atlético-PR, nesta quarta. Não apenas porque o adversário atuará fora de Curitiba, sua casa, mas principalmente porque o estádio gaúcho, casa do Inter, costuma dar sorte ao time do Morumbi.
Ao longo dos anos, o São Paulo já disputou 21 jogos no Beira-Rio, sendo 20 deles contra os donos da casa. Pode parecer incrível, mas o time paulista venceu mais do que perdeu. Foram sete vitórias são-paulinas, oito empates e apenas cinco vitórias do colorado, mesmo atuando em seu estádio. Houve ainda um jogo contra o Grêmio, em 1990, pela Copa do Brasil, que terminou empatado em 1 a 1. No total, o São Paulo marcou 28 gols e sofreu 24.
Desses 21 jogos disputados no estádio gaúcho, foram 16 pelo Campeonato Brasileiro, dois pela antiga Taça de Prata e outros dois pela Copa do Brasil. Um jogo, disputado em 1984, foi válido pelo Torneio Heleno Nunes, uma disputa entre equipes já eliminadas no Brasileirão.
Além disso, última derrota são-paulina no Beira-Rio aconteceu há quase nove anos, no dia 15 de setembro de 1996. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, terminou com vitória colorada por 1 a 0, gol do atacante Leandro Machado. De lá pra cá, foram três empates e duas vitórias tricolores.
Com a partida marcada para o estádio gaúcho, o São Paulo também sentiu um tremendo alívio por se livrar da Arena da Baixada. O estádio do Atlético-PR, inaugurado no ano de 1999 e atualmente chamado de Kyocera Arena, costuma assustar os tricolores. Eles já enfrentaram o furacão seis vezes por lá: perderam cinco jogos e empataram um. Na casa rubro-negra, o São Paulo marcou sete gols e sofreu 14.
Com informações da Agência Placar.