| 04/07/2005 18h10min
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pediu hoje a um grupo de empresários internacionais que impulsionem o crescimento econômico na África.
A solicitação foi feita em pronunciamento gravado e exibido durante uma reunião preliminar à cúpula do Grupo dos Oito (G8), em Londres.
O primeiro-ministro se dirigiu aos empresários para lembrá-los que o setor privado é o motor do crescimento da África, e que este só pode acontecer quando os Governos e as empresas trabalham conjuntamente.
Blair, que no momento está em Cingapura para apoiar a candidatura de Londres a sediar os Jogos Olímpicos de 2012, gravou o pronunciamento para a reunião Ação Empresarial para a África.
Com dois dias, o encontro tem a participação dos presidentes da Nigéria e Zâmbia, além do ministro britânico de Desenvolvimento, Hilary Benn, e empresários da África e do G8.
Em sua mensagem, Blair afirmou que o investimento, a experiência e as idéias práticas dos homens de negócios são essenciais para ajudar a África a se beneficiar da economia mundial.
O aumento da ajuda ao continente é uma das prioridades de Blair para a cúpula dos líderes do G8, que irá de quarta a sexta-feira, em Gleneagles, Escócia.
As informações são da agência EFE.