| 04/07/2005 07h58min
Autoridades médicas e veterinárias mundiais pediram nesta segunda, dia 4, que se vacine frangos maciçamente para evitar que a gripe aviária se transforme em uma pandemia. A exigência foi colocada na abertura de uma conferência internacional sobre a gripe aviária. O encontro começou nesta segunda em Kuala Lampur, na capital da Malásia. Especialistas em medicina e veterinária abordarão formas de prevenir a transmissão desse mal dos animais para os seres humanos.
Atualmente o vírus se propaga aparentemente por contato direto entre seres humanos e aves de curral, mas ainda não por contágio entre pessoas. Na abertura do fórum de três dias, o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Pacífico, Shigeru Omi, alertou para a possibilidade que o vírus causador da denominada "gripe aviária", o H5N1, sofra uma mutação.
– O vírus se comportou de modo que há indícios de que permanece instável, imprevisível e versátil como sempre. É necessário que estejamos alerta para evitar surpresas – destacou Omi.
O principal veterinário da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Joseph Domenech, destacou que para prevenir uma pandemia é necessário que se exija a vacinação em massa de aves de curral, além de acelerar os esforços destinados para o desenvolvimento de novas vacinas. A conferência é organizada pela ONU, a FAO e a Organização Mundial para a Saúde Animal.
As informações são da EFE.