| 03/07/2005 16h34min
Apenas três iates e uma lancha chegaram neste domingo, dia 3, ao porto histórico de Portsmouth, no sul da Inglaterra, em vez da anunciada frota de 73 embarcações como parte da campanha contra a pobreza na África.
Os barcos fizeram um percurso simbólico pelo Canal da Mancha, seguindo um pedido do organizador dos shows "Live 8", Bob Geldof, e Ellen MacArthur, a britânica que deu a volta ao mundo sozinha em tempo recorde.
Os organizadores da travessia, batizada em inglês de "Sail 8", em referência à cúpula de chefes de Estado e de governo do Grupo dos Oito (G8) que será realizada na próxima semana em Edimburgo, tentaram amenizar a situação.
Segundo explicaram aos jornalistas, outros barcos à vela começaram a travessia, mas decidiram voltar ao ponto de partida por causa do mar agitado e dos fortes ventos na região do canal. Todos os ocupantes dos navios que chegaram a Portsmouth eram britânicos e tinham partido de outros portos do Reino Unido.
A idéia de Geldof era que um
grande número de pessoas aceitasse o desafio de fazer a travessia do Canal da Mancha, para se unir em terra às milhares de pessoas que fizeram manifestações nestes dias em Edimburgo para pressionar os líderes do G8.
Com informações da Agência EFE