| 29/06/2005 13h19min
Foi instalada hoje a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, criada para apurar a utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, bem como a relação dessas casas e das empresas concessionárias de apostas com o crime organizado.
Os senadores elegeram Efraim de Moraes (PFL-PB) para a presidência e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) para vice. O relator será escolhido após consulta à base governista. Os senadores governistas não foram à reunião da CPI para evitar que ela fosse instalada, mesmo assim Efraim foi eleito com os votos necessários.
Sugerida pelo senador Magno Malta (PL-ES) em março de 2004, a CPII não foi adiante porque os líderes dos partidos e depois o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não indicaram os seus membros. Após um questionamento, o Supremo Tribunal Federal decidiu a favor da instalação da CPI em 22 de
junho.
Malta foi o único senador da base
governista presente instalação da CPI hoje. Ele reclamou de não ter sido escolhido presidente, uma praxe nas CPIs para quem propõe a investigação. A comissão irá investigar as atividades dos bingos e também as relações de Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil, com o jogo.
Com informações da Agência Senado e da Reuters.