| 27/06/2005 14h19min
De 29 de junho a 2 de julho, a capital gaúcha sediará o Seminário Internacional sobre Seguro de Emergência e Seguro Agrícola. O seminário insere-se no acordo assinado entre os chefes de Estado, em 2004, na Declaração de Nova York, sobre a ação contra a fome e a pobreza.
O encontro contará com a participação de representantes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e os países convidados Chile e Bolívia – e Colômbia, México, Venezuela, Espanha, Índia, África do Sul e Etiópia.
A abertura oficial, que ocorre no dia 29 de junho, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, terá a participação do embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do governador do gaúcho, Germano Rigotto, entre outros. Os países participantes irão compartilhar as experiências de cada realidade regional e apoiar inovações financeiras e técnicas, além de servir para o intercâmbio de práticas positivas.
O Brasil apresentará suas experiências em seguro agrícola e em agricultura familiar. A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), participará do seminário apresentando as experiências brasileiras do Seguro da Agricultura Familiar, com coordenador de programa, José Carlos Zukowsky.
A iniciativa é do governo brasileiro, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, do governo espanhol e da Assembléia Legislativa gaúcha.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário.