| 26/06/2005 14h20min
Uma variedade leve da gripe aviária foi detectada em uma fazenda de Mitsukaido, ao norte de Tóquio, capital japonesa. A gripe provocou a morte, entre março e maio deste ano, de 430 dos 25.000 frangos criados na cidade.
Segundo divulgaram autoridades da província de Ibaraki neste domingo, dia 26, a fazenda anunciou a aparição do surto da variedade H5N2 da gripe do frango às autoridades depois que os testes confirmaram a doença. O Instituto Nacional de Saúde Animal e pelo Ministério da Agricultura divulgou a informações posteriormente à agência de notícias Kyodo.
As autoridades sanitárias de Ibaraki garantiram que realizaram inspeções especiais em dez fazendas das redondezas. Em nenhuma foi detectado sinal da gripe aviária. Desde o fim de maio, não houve mais mortes maciças entre os frangos na região.
Desde que a epidemia da gripe aviária afetou boa parte da Ásia no ano passado, o Japão tinha tido apenas três surtos, nas províncias de Yamaguchi, Oita e Kioto. Em 2004 a gripe do frango matou 30 pessoas no sudeste asiático e levou ao sacrifício mais de cem milhões de aves.
As informações são da Agência EFE.