| 22/06/2005 17h39min
Um gol de Oguro no fim da partida decretou o empate de 2 a 2 na partida entre Brasil e Japão, realizada na tarde desta quarta, dia 22, em Colônia. Mesmo assim, o resultado classificou a Seleção à próxima fase da Copa das Confederações. Os gols da equipe do técnico Carlos Alberto Parreira foram marcados por Robinho e Ronaldinho. O primeiro gol dos japoneses, comandados pelo brasileiro Zico, foi assinalado por Nakamura. No sábado, pelas semifinais, o Brasil vai encarar a seleção anfitriã, a Alemanha.
Demorou pouco tempo para surgir a primeira oportunidade de gol. E foi do Japão. Kaji aproveitou falha de posicionamento da defesa, recebeu livre e disparou pela direita. Ao ficar cara a cara com Marcos, bate desviado e marca o primeiro gol aos 4 minutos. Porém, a arbitragem assinala um impedimento duvidoso invalidando o lance. A partir dali o Brasil fez sua parte e devolveu em seguida na mesma moeda. Adriano recebeu dentro da áera, pela esquerda, e bateu forte. A bola morreu na rede pelo lado de fora.
Mas o marcador foi aberto para valer mesmo aos 10 minutos. Depois de uma cobrança de escanteio do Japão, Ronaldinho puxa um rápido contra-ataque pela esquerda até perceber a passagem de Robinho, em velocidade, ingressando na área. O craque do Barcelona rola a bola para o atacante, que chutou cruzado. Sem chance para o goleiro Kawagushi.
O Brasil seguiu cercando a equipe de Zico com troca de passes na tentativa de obter uma infiltração. Só que o Japão ensaiou se lançar o ataque por vezes. Na melhor delas durante o primeiro tempo, Nakamura arriscou de longe um chute cheio de veneno. Marcos pulou, não encontrou e só ouviu o roçar da bola no fundo da rede aos 27 minutos.
Com mais qualidade técnica, a Seleção voltou a ficar em vantagem em seguida. Aos 32 minutos, Robinho devolveu a gentileza e cruzou da esquerda, rasteiro, no meio da área para a chegada fulminante de Ronaldinho, que pegou de primeira para fazer o 2 a 1.
No segundo tempo, o Japão voltou mais ligado no jogo. Ao longo da etapa complementar, Carlos Alberto Parreira fez as substituições sacando Adriano e Kaká para o ingresso de Júlio Baptista e Renato, respectivamente. Entretanto, ao retirar esses jogadores, abriu mão de duas fortes referências no ataque. Ronaldinho e Robinho passaram a centralizar as jogadas. Júlio Baptista deu um único chute com perigo ao gol de Kawagushi.
No final o Japão pressionou até deixar tudo igual aos 43 minutos. Nakamura cobrou uma falta frontal no capricho e acertou o poste esquerdo do goleiro Marcos. A defesa brasileira só olhou, e Oguro aproveitou. Bateu à queima-roupa e definiu o placar final em Colônia: 2 a 2.
Mesmo com o empate, a Seleção Brasileira avança às semifinais da Copa das Confederações como segundo lugar do Grupo 2, atrás do México. A equipe de Parreira encara no próximo sábado, em Nuremberg, a Alemanha. O outro confronto valendo uma vaga na decisão do torneio é entre Argenina e México.
• Veja a galeria de fotos