| 21/06/2005 08h33min
O deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) admitiu que seu partido repassou verbas ilegais para o financiamento de campanha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Jefferson participou do programa Roda Viva, na noite desta segunda, dia 20, na TV Cultura e manteve as acusações contra o PT.
– Num primeiro momento, houve repasse do PTB para o PSDB na campanha do presidente Fernando Henrique. Uma parte foi declarada – revelou.
Enquanto jornalistas procuravam esclarecer o assunto, Jefferson confirmou que outra parte dos recursos doados aos tucanos não foi declarada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado petebista não entrou em detalhes sobre o valor do repasse, afirmando apenas que o chamado "caixa dois" é "uma realidade na política brasileira".
Protagonista das denúncias de um suposto esquema de pagamento de mesadas a deputados, Jefferson disse que a cúpula do PT comandaria também um projeto de arrecadação de fundos junto a estatais, cujo "gerente" seria o secretário-geral do partido, Silvio Pereira, e o "mentor", o deputado José Dirceu (PT-SP).
– Eu achava que a arrecadação do PT era feita pelos populares, hoje eu tenho certeza que não – disparou.
Com o mandato em risco após fazer as denúncias, Jefferson admitiu ser muito difícil não ser cassado.
– Essa é uma luta muito difícil de se travar. Eu já sublimei meu mandato.
As informações são da agência Reuters.