| 20/06/2005 19h33min
A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a chefia da Casa Civil. A informação foi confirmada na noite desta segunda, dia 20, pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. A posse será às 16h desta terça, dia 21.
Dilma assume no lugar de José Dirceu, que deixou a pasta na última quinta-feira em função das denúncias de corrupção envolvendo o governo federal. O presidente Lula iniciou as sondagens para que Dilma substituísse Dirceu ainda na semana passada e o convite oficial veio nesta segunda, durante a viagem de volta de ambos de Assunção, no Paraguai.
Primeira mulher a assumir o comando da Casa Civil, a ministra de Minas e Energia deve dar um perfil mais técnico à pasta. A indicação dela sofreu resistência por parte de alguns petistas que defendem um nome mais político para o cargo.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, ficará no comando do ministério interinamente.