| 17/06/2005 12h34min
As más condições climáticas desta sexta, dia 17, impediram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajasse até o Rio Grande do Sul para anunciar o Plano Safra da Agricultura Familiar 2005-2006. O discurso deve ser proferido de Curitiba, em vez de Santa Rosa, noroeste gaúcho. O governo federal irá liberar R$ 9 bilhões para o financiamento de custeio e investimentos. O Planalto espera conceder dois milhões de créditos no próximo período.
A comitiva presidencial deveria desembarcar em Chapecó, no Estado de Santa Catarina, para trocar de avião e seguir ao Rio Grande do Sul, mas o aeroporto da cidade estava fechado por causa do mau tempo. A mudança de avião seria feita porque o aeroporto do município gaúcho não comporta a aeronave presidencial.
Após sobrevoar a região próxima ao município de Santa Catarina, a comitiva retornou a Curitiba. Lula está acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. A cerimônia estava prevista para começar às 11h na Fenasoja em Santa Rosa.