| 13/06/2005 16h50min
O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, reuniu-se na manhã desta segunda, dia 13, com o ministro da Economia brasileiro, Antonio Palocci. À portas fechadas, os ministros conversaram sobre o projeto de criação de um banco sul-americano para financiar obras de infra-estrutura regional. O novo banco poderia ser originado da fusão da Corporação Andina de Fomento (CAF) com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Segundo porta-vozes oficiais dos dois países, durante o encontro, assistido pelo ministro argentino de Economia, Roberto Lavagna, também foram abordados os problemas causados à Argentina pelas assimetrias econômicas com o Brasil.
Não foi confirmado, no entanto, se os governantes chegaram a um candidato de consenso para propor como novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O uruguaio Enrique Iglesias, que atualmente chefia o BID, deve deixar o cargo em setembro próximo.
O governo do presidente Lula desejaria que o sucessor de Iglesias fosse o economista e ex-ministro brasileiro João Sayad, um dos atuais membros da diretoria do BID.
As informações são da Agência EFE.