| 12/06/2005 15h36min
Seis meses depois de faturar o Campeonato Brasileiro pelo Santos, o meia Elano comemorou neste domingo, dia 12, mais um título nacional. Na cidade de Odessa, o Shakhtar Donetsk derrotou o Chernomorets por 3 a 1 e garantiu a conquista do Campeonato Ucraniano com uma rodada de antecipação. Tymoschuk, aos 23 minutos do primeiro tempo, o brasileiro Matuzalém, aos 30, e Belik, aos 46 da segunda etapa, marcaram os gols do Shakhtar.
Com o resultado, o time de Donetsk foi a 77 pontos e, faltando apenas uma rodada para o término da competição, não pode ser mais alcançado pelo rival Dynamo Kiev, do brasileiro Diogo Rincón, que também neste domingo ganhou em casa do Zakarpattia por 3 a 0 e foi a 73 pontos. No próximo domingo, as duas equipes se enfrentam no Estádio Olímpico de Donetsk, apenas para cumprir tabela.
– Estou muito feliz com essa conquista. O Shakhtar é uma equipe muito forte e tem uma torcida maravilhosa, que merecia essa grande alegria – comemorou Elano logo após a conquista do título.
O meia brasileiro teve participação destacada na conquista do segundo título do time de Donestk após a separação da Ucrânia da extinta União Soviética. Desde que chegou ao país, no mês de fevereiro, o brasileiro disputou 12 jogos no campeonato, obtendo 11 vitórias e um empate, além de ter marcado quatro gols.
Com informações da Agência Placar.