| 09/06/2005 12h42min
A cidade de Joinville já deu a largada para a realização da Copa Davis entre Brasil e Antilhas Holandesas, válido pela semifinal do Grupo 2 do Zonal Americano. No começo da noite de quarta, dia 8, na sede da Prefeitura Municipal e com a presença do vice-prefeito Rodrigo Bornholdt e do presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, foram anunciadas algumas medidas já definidas pelo comitê de organização do confronto.
O horário dos jogos será diferente do que vem sendo realizado nos últimos confrontos da Davis no Brasil. Como o desafio é em quadra coberta, na sexta os jogos começam às 16h. No sábado, a partida de duplas está marcada para às 14h, e no domingo, para as 10h.
A reforma das quadras (duas cobertas e duas descobertas) do Joinville Tênis Clube, sede secundária para treino das equipes, e a construção da quadra central dentro do Complexo Cau Hansen já começou.
O vice-prefeito de Joinville também anunciou os projetos comunitários que farão parte da Copa Davis. Crianças de escolas municipais e estaduais poderão acompanhar os treinos das duas equipes e ainda participarão de uma clínica no Joinville Tênis Clube, além de receberem a visita de alguns tenistas como Thomas Koch, César Kist, Mauro Menezes e Fernando Meligeni, capitão da equipe brasileira, em suas escolas quando, terão uma aula de iniciação ao tênis.
Além disso, foi lançado oficialmente o 1º Encontro Nacional de Tênis: Um Novo Tempo, Uma Nova Visão, que terá como palestrantes os principais especialistas na área técnica, física, psicológica e médica, entre eles, Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Ricardo Acioly, além de Miguel Miranda, Miguel Crespo e Ivan Molina, representantes da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Bornholdt confirmou a intenção de viabilizar a compra de uma data junto a Associação de Tenistas Profissionais (ATP), para sediar um torneio indoor do circuito mundial em Joinville, no mesmo local onde será a Davis.
– Estamos buscando contato com empresários locais para reunir o capital e comprar a data que custa em torno de US$ 400 a US$ 600 mil – disse o vice-prefeito.
– Queremos, com esta Davis, mostrar que é possível realizar um grande evento deste porte no Brasil, em quadras cobertas. E este dinheiro é um investimento. O empresário compra a data e se um dia não quiser mais realizar o evento, vende para outro interessado – explicou Jorge Lacerda.
Para finalizar, governo municipal e CBT anunciaram que o complexo Cau Hansen estará com as portas abertas para o público durante o treinamento das equipes, com entrada franca.
Nesta sexta, a CBT dará início ao credenciamento dos jornalistas interessados em cobrir o evento, bem como estará divulgando os locais e formas para adquirir os ingressos ou pacotes para a Copa Davis, de 15 a 17 de julho.