| 04/06/2005 21h04min
A pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial do próximo ano indica uma disputa em segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e qualquer um dos potenciais candidatos do PSDB. Comparada à sondagem de dezembro do ano passado, a pesquisa divulgada na edição deste domingo do jornal Folha de São Paulo mostra que caiu a avaliação positiva do governo Lula, de 45% para 35%, de ótimo e bom. O ruim ou péssimo, que eram de 13%, passaram a 18% dos entrevistados.
Caso o candidato tucano fosse o prefeito de São Paulo, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria segundo turno, informa a pesquisa. Em dezembro a pesquisa indicava que apenas Serra levaria a eleição para o segundo turno.
O Datafolha considerou quatro cenários eleitorais, alternando o candidato do PSDB. Na situação A, Lula tem 41% das intenções de voto, Anthony Garotinho (PMDB) tem 14% e o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 11%. Na situação B, Lula tem 38%, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem 15% e Garotinho 13%. Na situação C, Lula tem 38%, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tem 17% e Garotinho 12%. No último quadro, Lula tem 36%, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 26% e Garotinho, 10%.
A intenção de voto no presidente Lula caiu de quatro a seis pontos percentuais em relação à última sondagem do instituto, realizada em dezembro passado, dependendo do adversário, que inclui também o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB.
A pesquisa foi realizada em todo o país nos dias 31 de maio e 1º de junho, quando foram colhidas as opiniões de 2.532 pessoas em 151 municípios. O presidente Lula tem menos vantagem quando o candidato tucano é Serra: 36% a 26%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os demais candidatos mencionados na pesquisa são Anthony Garotinho (PMDB), em terceiro lugar, com 10%; Cesar Maia (PFL), com 5%; Heloísa Helena (PSOL) com 3%; e Roberto Mangabeira Unger, com 1%, eventual candidato pelo PDT. Outros 12% votariam em branco ou nulo e 7% estão indecisos.
Mas na resposta espontânea, sem especificação de um adversário, a oscilação da intenção de voto em Lula é menor e dentro da margem de erro. Ele ficaria em primeiro, com 23% das intenções de voto, dois pontos abaixo do percentual verificado em dezembro.
As informações são do Globo Online.