| 01/06/2005 21h35min
O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, esteve nesta quarta, dia 1º, na cidade de Itajaí, onde constatou o estado de degradação da pista sintética de atletismo, construída há apenas três anos. Os problemas de nivelamento e drenagem deixaram o local sem condições de uso.
Agnelo Queiroz acenou com a possibilidade de liberação de recursos para a recuperação da pista, mas adiantou que a verba para as reformas não deverá sair tão cedo:
– Vou analisar com carinho a possibilidade de liberar o recurso para as obras, para que o dinheiro público que já foi investido aqui não se perca. Mas precisamos lembrar que esse dinheiro não está previsto no orçamento – afirmou.
Além de liberar verbas para a pista sintética, o ministro se mostrou disposto a firmar uma parceria com a prefeitura de Itajaí para a implantação de programas sociais que integrem crianças carentes em atividades esportivas.
Queiróz recebeu das mãos do prefeito Volnei Morastoni (PT) uma lista de reivindicações que somam R$ 9,1 milhões, para a construção e reformas de locais dedicados ao esporte na cidade.
Ainda nesta quarta, Agnelo Queiroz também esteve em Joinville, junto com o representante da ONU, David Winniger. Os dois visitaram um dos núcleos do projeto Segundo Tempo, que está em funcionamento em Santa Catarina, na Fundação Pauli Madi.
O programa conta com atividades de esporte, reforço escolar e alimentar gratuitos, no período oposto ao que as crianças estudam. Em Joinville está funcionando desde com 500 crianças.
No Estado, o Segundo Tempo conta com cerca de 14 mil crianças carentes, em 30 cidades, sendo que mais de três mil na região metropolitana de Florianópolis.
O ministro também aproveitou para ir à fábrica de material esportivo (bolas e redes), no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, onde é realizado o programa Pintando a Liberdade, que atende 300 presos. Depois, Agnelo Queirox foi a outros dois núcleos do Segundo Tempo na escola Dom Jaime Câmara.
Nesta quinta, o ministro embarca para Florianópolis, onde participa da abertura do quarto Fórum Internacional de Esportes.
Com informações do Jornal de Santa Catarina.