| 23/04/2005 18h01min
O Figueirense foi goleado por 4 a 1 pelo Atlético-MG neste sábado, dia 23, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2005. Ataliba, Euller, Rodrigo Fabri e Fábio Júnior marcaram para o time mineiro, enquanto Rodrigo fez o gol de honra para a equipe catarinense. O próximo adversário do Figueira – que no ano passado estreou com vitória (1 a 0 sobre o Internacional) – é o Flamengo, domingo que vem, em Florianópolis.
As duas equipes apresentaram semelhanças no primeiro tempo. Além das faltas e dos passes errados, ambas buscaram o gol em jogadas pela esquerda ou em chutes de fora da área.
Os goleiros, no entanto, só foram ameaçados de verdade em duas oportunidades cada um. Evitaram o gol na primeira vez, mas não na segunda.
Aos 10 minutos, Danrlei deu rebote em chute de fora da área, recuperando-se em seguida ao fechar o ângulo de Rodrigo perto do poste esquerdo.
Pressionado pelo goleiro, o atacante cruzou para trás e facilitou o trabalho da defesa, que travou o chute do zagueiro Cléber e saiu em contra-ataque. Contra-ataque que culminou no chute à queima-roupa do meia Pietro e na defesa corajosa de Édson Bastos.
Só que, 14 minutos depois, aos 24, o arqueiro do Figueira saiu mal do gol após cruzamento da direita – o único do Galo por aquele lado na etapa – e a bola sobrou para o próprio Pietro.
O jovem argentino bateu de primeira, da meia esquerda para o centro da pequena área. A bola foi na direção do meia Flávio, do Figueirense, e do volante Ataliba, do Galo, e acabou desviada para dentro do gol: 1 x 0 Atlético.
O empate do Figueira surgiu aos 38. Rodrigo recebeu na meia direita e marcou um golaço. Foi um chute forte e cruzado, que pegou Danrlei de surpresa e mandou a bola no ângulo esquerdo.
Com o resultado parcial, o Figueira foi para o vestiário na esperança de virar a partida. Ou pelo menos de manter o empate. Impensável era o resultado que acabaria por ocorrer.
Os dois times voltaram para a etapa final com mudança na lateral direita. No Figueira entrou Édno e saiu Michel. No Galo, Tesser foi substituído por George Lucas.
A partida recomeçou com o Figueira sofrendo a pressão do time da casa. Édson Bastos fez duas grandes defesas até os 30 minutos, enquanto o trabalho de Danrlei limitava-se a repor a bola em jogo.
A partida parecia se encaminhar para um 1 a 1 quando o Galo acertou o pé e transformou o empate em goleada. Aos 34, Euller recebeu livre pelo lado direito da área e chutou duas vezes antes de fazer 2 a 1.
Não houve tempo para o Figueira reagir. Aos 36, Fábio Júnior fez grande jogada pela esquerda e deu um passe açucarado para Rodrigo Fabri, que vinha de trás e bateu de chapa, da entrada da área, no canto esquerdo de Édson Bastos.
O quarto gol foi aos 43. Fábio Júnior prendeu a bola no ataque até tabelar com Euller pela direita e aparecer livre à frente de Édson Bastos. Com calma, driblou o goleiro e empurrou para o fundo da rede: 4 a 1 Atlético.
MATEUS BOING