| 20/04/2005 22h32min
O Figueirense foi derrotado na noite desta quarta, dia 20, por 2 a 0 pelo Corinthians na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jogo disputado no Pacaembu, em São Paulo, teve gols de Tevez, de pênalti, aos 45 minutos, e de Marcelo Matos, aos 22 da etapa final.
Com a vitória, o Corinthians chega a 10 jogos de invencibilidade – sete vitórias e três empates.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 4, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Figueirense precisa vencer por uma diferença de três gols para avançar pela primeira vez na sua história às quartas-final. O placar de 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
Já o Corinthians pode empatar ou perder por um gol de diferença. O Timão pode até ser derrotado por dois gols desde que marque uma vez (3 a 1 ou 4 a 2, por exemplo).
Antes da partida, o torcedor alvinegro recebeu duas notícias: uma boa e outra ruim. A boa é que o clube anunciou a contratação do meia Sérgio Manoel, que defendeu a equipe no ano passado e agora retorna ao Brasil após uma temporada no argentino Independiente.
A má notícia foi o falecimento da esposa do meia Nildo, vítima de câncer. O grupo alvinegro entrou em campo com uma faixa de apoio ao jogador e foi decretado um minuto de silêncio no Pacaembu.
Na partida desta quarta, o domínio foi corintiano. Com uma postura retraída no gramado, o Figueirense chegou poucas vez ao gol de Fábio Costa. O time catarinense criou somente uma chance de marcar, aos 35 minutos da primeira etapa. O meia recebeu de Creedence na meia-lua e bateu forte e rasteiro, perto da trave direita do Timão.
No mais, só deu Corinthians. O craque argentino Tevez infernizou a zaga do Figueira e foi um dos destaques em campo. Aos 39 do primeiro tempo, Betão cruzou da esquerda para Tevez, que chutou com perigo, exigindo ótima defesa de Édson Bastos.
Apesar da pressão do Timão, o placar só foi aberto no último minuto da primeira etapa, quando Paulo Sérgio fez pênalti em Rosinei. Tevez cobrou forte e alto, no meio do gol, sem chance para o arqueiro do Figueirense, que se deslocou para o canto direito. Na comemoração do gol, o argentino correu para a torcida com uma chupeta na boca, em homenagem à filha recém-nascida.
Na etapa final, o Corinthians se soltou ainda mais. O Figueirense, que apenas se defendeu, não construiu nenhuma chance de gol.
O Timão soube aproveitar a forte marcação do Furacão para chegar ao segundo gol com uma cobrança de falta. Aos 22 minutos, Coelho lançou na área pela esquerda e Marcelo Matos subiu sozinho para cabecear e definir o placar em 2 a 0.
– Nós iríamos jogar fora contra o Corinthians, que vem há dois, três meses sem perder. É um dos melhores times do Brasil. Então não poderíamos jogar de igual para igual com o Corinthians e tentamos eliminar algumas virtudes da equipe deles. Levamos dois gols de bola parada e essa foi a diferença – disse o técnico Marco Aurélio, do Figueirense, após a partida.
– Acho que a gente pode melhorar muito e criar situações para reverter isso – afirmou Marco Aurélio sobre a vantagem do Timão.