| 15/04/2005 15h40min
A equipe brasileira que vai disputar a Federation Cup, a partir de 20 de abril, em Montevidéu, no Uruguai, finalizou a preparação para o desafio de colocar o Brasil mais uma vez no play-off do Grupo Mundial II. Na manhã desta sexta, dia 15, Nanda Alves e Jenifer Widjaja treinaram em Florianópolis com o capitão da equipe, Carlos Alves. Larissa Carvalho está treinando em Brasília, e Joana Cortez, em São Paulo.
Ao contrário das últimas edições da Fed Cup, quando dois países subiam para o play-off, em 2005 apenas um terá o direito de jogar por uma vaga no grupo mundial.
– Isso dificulta bastante, mas a equipe vem crescendo a cada ano e nos últimos dois conseguimos passar para o play-off. Não temos um dream team para garantir que já estamos lá, vai depender muito do sorteio e de quem jogar melhor naquele momento, mas estamos na briga e temos condições – disse a catarinense Nanda Alves, a nª 1 do Brasil.
Ao todo, oito equipes estarão em Montevidéu em busca da vaga. Além de Brasil, jogam Paraguai – que entrou no lugar de El Salvador –, Bolívia, México, Uruguai, Cuba e as principais adversárias, Canadá e Porto Rico. O sorteio dos dois grupos ocorre na terça. De quarta a domingo, todos jogam contra todos dentro dos grupos, e no sábado, os primeiros colocados decidem quem sobe ao play-off.
– Temos um time que fala a mesma língua, que tem a mesma posição e isso é muito importante para quem procura resultados. E na Fed Cup, não estamos lutando por interesses pessoais, individuais, como no circuito feminino. Estamos defendendo os interesses do país e as relações que existem fora de quadra, como pai e filha, deixam de existir. Sou o capitão e tenho as melhores tenistas do país sob minha responsabilidade – declarou Carlos Alves, pai e técnico de Nanda Alves.
A equipe completa embarca às 21h de domingo, em São Paulo, direto para o Uruguai.