| 04/04/2005 11h51min
Gustavo Kuerten não encontrou dificuldades no seu retorno às quadras nesta segunda, dia 4. O brasileiro derrotou o belga Olivier Rochus por 6/2 e 6/4 pela primeira rodada do Torneio de Valência, na Espanha. O jogo teve duração de apenas 1h05min. Os dois tenistas nunca haviam se enfrentado.
Na próxima rodada, ainda sem data e horário definidos, Guga encara o vencedor do confronto entre os espanhóis Albert Montañes e Alberto Martín, que jogam nesta terça.
Guga volta aos torneios oficiais após cerca de sete meses em recuperação. Em setembro do ano passado, o brasileiro foi submetido a uma segunda cirurgia no quadril direito, nos Estados Unidos. Após tanto tempo afastado das quadras, o catarinense admitiu que jogou acima do que esperava no seu retorno ao circuito:
– Joguei bem acima do nível que esperava. Estava num dia inspirado, muito concentrado e isso acabou me favorecendo – disse Guga, que no primeiro set chegou a abrir 4/0, ao quebrar o saque de Rochus no primeiro e no terceiro game, para depois só manter o seu serviço e fazer 6/2.
Na segunda série, Guga quebrou o saque do belga – 40º colocado no ranking mundial – no terceiro game e repetiu a quebra no 4/2. Depois, quando estava servindo para fechar o jogo, cedeu o serviço. Sem desperdiçar a oportunidade novamente, no 5/4, Guga selou a sua primeira vitória em 2005.
Guga disse ainda que percebeu que o belga se assustou com a pressão do brasileiro em quadra. Ao mesmo tempo, o tenista admitiu que ainda precisa melhorar seu condicionamento físico.
– Joguei muito, mas acho que ele não estava esperando que eu fosse jogar desta maneira. Joguei firme e solto, com os golpes saindo naturalmente e com um nível de jogo excelente, mas deu para sentir que fisicamente ainda tenho muito para crescer. No segundo set comecei a sentir um cansaço, de falta de ritmo de jogo, então vou continuar treinando bastante e tentando evoluir nesta parte da recuperação.
Depois de Valência, o brasileiro segue para os Masters Series de Monte Carlo, Roma e Hamburgo e Roland Garros, torneio que já venceu três vezes.