| 29/03/2005 09h48min
O ministro do Comércio da Austrália, Mark Vaile, declarou, nesta terça, dia 29, que o Grupo Cairns de países exportadores agrícolas pressionará os Estados Unidos e a Europa como parte de uma nova iniciativa para eliminar os subsídios às exportações de alimentos. Os ministros dos 17 países do grupo reúnem-se nesta semana na Colômbia, onde, segundo Vaile, fixarão um prazo para sua proposta de eliminação dos subsídios às exportações.
Vaile, presidente do grupo e um defensor do livre comércio, acrescentou que na reunião o grupo também fixará limites sugeridos para o respaldo agrícola doméstico e discutirá estratégias para assegurar que a rodada de Doha de conversações da Organização Mundial do Comércio (OMC) cumpra seu objetivo de melhorar o acesso aos mercados.
– Queremos ver a eliminação dos subsídios s exportações agrícolas, que são o mecanismo que mis distorce o comércio – disse Vaile em entrevista.
O Grupo Cairns representa 23% do comércio agrícola mundial e inclui Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Paraguai, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas e Austrália.
As informações são da agência Reuters.