| 28/03/2005 19h50min
A Fundação Syngenta para a Agricultura Sustentável concretizou um acordo de cooperação com o Projeto Dom Helder Câmara, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O acordo prevê o repasse de R$ 5 milhões a fundo perdido para investimentos em projetos de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A Fundação Syngenta, criada em 2001 e com sede na suíça, vem atuando em comunidades rurais pobres da África e da Índia. Essa foi a primeira vez que a entidade realizou uma doação de recursos para investimentos em projetos do semi-árido brasileiro.
– O trabalho da Fundação está muito alinhado com as atividades desenvolvidas pela Gerência de Comércio e Negócios da SDT – explicou o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira.
O Projeto Dom Helder trabalha com organização e financiamento da produção da agricultura familiar.
– Com esse aporte, que não é um empréstimo, é doação, tivemos um ganho fundamental para que continuemos atuando em toda a cadeia produtiva, promovendo e apoiando articulações no semi-árido, com recursos para executar tudo isso – comemorou o diretor do projeto, Espedito Rufino.
De acordo com o diretor-executivo da Fundação Syngenta, Andrew Bennett, os recursos serão repassados para o Projeto Dom Helder Câmara em cinco parcelas, a partir desse ano.
– Nós damos suporte a projetos desenvolvidos em comunidades pobres rurais localizadas no semi-árido, buscando o desenvolvimento local sustentável. Acreditamos que isso pode ocorrer através de inovações tecnológicas na agricultura adaptadas às condições locais e que levem em conta também as condições sociais, econômicas e ambientais – explicou Bennett.
Segundo ele, a Fundação busca incrementar oportunidades para que essas comunidades tenham uma melhoria da qualidade de vida.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário.