| 28/03/2005 12h12min
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) assinou, na manhã desta segunda, dia 28, os convênios do Programa Troca-Troca de Sementes de Forrageiras com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O governo do Estado disponibilizou R$ 1,5 milhão, através do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que farão as compras de aveia e azevém.
O secretário Odacir Klein oficializou o rebate de 80% no Troca-Troca de Milho safra e safrinha, fazendo com que o agricultor pague apenas 20%. O presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, disse que serão beneficiados mais de 35 mil agricultores em 130 municípios com a distribuição de 2,8 milhões de quilos de sementes de forrageiras. Em relação ao programa de milho, Pinheiro enfatizou que os sindicatos já podem fazer os recebimentos de 20% dos agricultores, o que vai ajudar em muito as pequenas famílias.
O primeiro contrato assinado foi com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ajuricaba, Margarida Maria Breitenbach, no valor de R$ 6.750,00 para a aquisição de 15 mil quilos de aveia para 185 produtores.
– A nossa demanda é superior a 400 agricultores, mas neste primeiro programa está bem – completa a dirigente.