| 28/03/2005 09h16min
O papa João Paulo II não conseguiu realizar a bênção da segunda seguinte ao Domingo de Páscoa, que tradicionalmente encerra a celebração pontifical da Semana Santa. Mas não houve indícios oficiais de que a saúde dele tivesse piorado. Apesar de o Vaticano nunca ter confirmado a realização do evento neste ano, um grande número de pessoas lotou a praça São Pedro, cantando o nome do Papa e esperando vê-lo.
No entanto, as janelas usadas pelo religioso continuaram firmemente fechadas e, depois de esperar por mais de uma hora na praça, muitos peregrinos começaram a se afastar.
Essa foi a primeira vez em seus 26 anos de papado que João Paulo II não apareceu na praça São Pedro ao meio-dia da segunda-feira pós-Domingo de Páscoa para oferecer uma bênção rápida.
– Não tenho informação sobre nenhuma deterioração no estado de saúde dele hoje. Acho que os médicos o aconselharam a descansar depois das atividades dos últimos dias – afirmou um membro da Santa Sé.
O Papa, de 84 anos, apareceu na janela do Vaticano no Domingo de Páscoa para abençoar os fiéis, mas não conseguiu falar, alimentando temores de que sua saúde esteja piorando após submeter-se a uma cirurgia para solucionar uma crise respiratória.
No começo da segunda, o canal de TV da Santa Sé cancelou os planos de transmitir ao vivo a partir da praça São Pedro, ao meio-dia. Mas as câmeras do canal continuaram voltadas para os aposentos papais, o que sugeriu que João Paulo II ainda poderia aparecer. O Vaticano não fez nenhum comentário oficial sobre o caso.
Os sinais claros de sofrimento dados pelo Papa no Domingo de Páscoa lançaram uma nuvem negra sobre o dia mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica. Muitos fiéis choraram quando o Pontífice não conseguiu falar.
As informações são da agência Reuters.