| 25/03/2005 10h42min
O presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger, garantiu que o Papa João Paulo II mantém a lucidez. Ao participar, nesta sexta, dia 25, das comemorações da Semana Santa, o cardeal admitiu entretanto que a saúde do Pontífice está fraca.
– O papa trabalha com lucidez total. Em vista das provações físicas pelas quais João Paulo II está passando, até mesmo isso é uma dádiva divina – disse.
João Paulo II tem 84 anos e se recupera com dificuldade de uma cirurgia na garganta realizada no mês passado. No dia mais sombrio do calendário cristão, ele ficará à margem das cerimônias oficiais. Normalmente, preside três eventos na Sexta-feira Santa.
Nos últimos anos ele ouviu confissões de fiéis comuns na Basílica de São Pedro, no Vaticano, oficiou a missa vespertina da Paixão do Senhor e depois participou da procissão da Via Crucis no antigo Coliseu de Roma. Ainda não está descartada a possibilidade do Papa juntar-se aos fiéis na procissão noturna desta sexta.
Esta foi a primeira vez em seus 27 anos de pontificado, que o Papa foi obrigado a designar cardeais de alto escalão para representá-lo nos eventos da Semana Santa.
As informações são da agência Reuters.