| 23/03/2005 22h03min
O resultado se sobressaiu à atuação do Caxias na noite desta quarta, dia 23, no Estádio Centenário. A equipe jogou mal, foi dominada a maior parte do tempo pelo Brasil-Pe, mas garantiu um importantíssimo 1 a 0 para se manter viva no Gauchão. Para efetivamente brigar pela vaga à final, porém, terá que mostrar muito mais do que apresentou nas duas primeiras rodadas da segunda fase.
Avassalador, o Caxias só foi até marcar o gol, aos 12 minutos do primeiro tempo. Neste período, o time de Mano Menezes amassou o adversário. Pouco depois do primeiro minuto de jogo, após cobrança de escanteio de Canhoto da direita, Fabrício tocou para a rede do goleiro Marcelo Pitol. Porém, o árbitro Alexandre Barreto, corretamente, confirmou o impedimento assinalado pelo auxiliar. Serviu como ensaio para o Caxias abrir o placar. Éder Lazzari cobrou falta do lado direito da área. Fabrício veio de trás, subiu mais alto que a zaga pelotense e cabeceou no ângulo direito de Pitol: 1 a 0.
A partir daí, o Brasil cresceu e tomou conta do meio-campo. Começou a rondar perigosamente a área grená, mas não conseguiu criar oportunidades claras para chegar ao empate. Na única vez que ameaçou Luiz Müller, Alê Menezes recebeu livre na área, girou e bateu desviado, do lado direito, aos 27. Os últimos 45 minutos do jogo foram de péssima qualidade.
As informações são do jornal Pioneiro.