| 17/03/2005 10h22min
O plantio de soja transgênica no Paraná pode ser liberado se os deputados estaduais aprovarem um projeto revogando outra lei aprovada pela própria Assembléia Legislativa em outubro de 2003. O projeto apresentado nesta semana pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da bancada de oposição, pode anular a validade de medida que proibia o plantio, comércio e transporte de produtos geneticamente modificados (OGMs) no Estado.
Rossoni acredita que com a aprovação da Lei de Biossegurança pelo Congresso Nacional os deputados serão pressionados a aprovar o projeto por produtores de soja e cooperativas que defendem a variedade transgênica. Outro argumento é a possibilidade de intervenção federal no Porto de Paranaguá, já que o governador Roberto Requião (PMDB) proibiu o embarque e desembarque de produtos transgênicos por instalações paranaenses e a União poderia interferir na administração do porto para liberar o transporte.
O governador pretende insistir na criação de uma área livre de transgênicos no Paraná. Requião chegou a enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta pedindo que vete os artigos da Lei de Biossegurança que tratam do assunto. Conforme o jornal Folha de Londrina, o projeto de Valdir Rossoni depende de parecer das comissões e deve entrar em votação no fim do mês.