| 14/03/2005 07h30min
A Agência de Notícias e a TV Assembléia irão percorrer o interior do Estado para mostrar as dificuldades enfrentadas pelos gaúchos com a falta de água e os prejuízos que a seca vem causando ao setor agrícola do Rio Grande do Sul. A equipe inicia o roteiro pela Região Norte nesta segunda, dia 14.
A primeira parada será em Passo Fundo, acompanhando a reunião conjunta das Comissões de Agricultura da Câmara Federal e Senado que debaterá os prejuízos causados pela estiagem no Estado. A audiência pública acontece no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. Os deputados da Comissão de Agricultura da Assembléia gaúcha também participarão do debate.
O Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das piores estiagem dos últimos 10 anos. Já foram encaminhadas à Defesa Civil 419 solicitações de situação de emergência. Uma das regiões mais atingidas é a de Passo Fundo, seguida Santo Ângelo, Santa Maria e Metropolitana. O setor agrícola é o que mais sofre com a falta de água. Dados da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) apresentados na Assembléia revelam que os prejuízos já ultrapassam R$ 2,5 bilhões. A seca levou ainda 53 municípios gaúchos a adotarem racionamento na distribuição de água. A Defesa Civil estima que mais de 200 mil pessoas sofrem com o problema.
As informações são da Assembleia Legislativa.