| 11/03/2005 17h35min
A Emater/RS está orientando produtores rurais que perderam parte da cultura de soja em função da estiagem a utilizar as plantas para a produção de silagem e feno. Conforme o assistente técnico da regional da Emater/RS de Passo Fundo, Nildo Formigheri, podem ser utilizadas plantas ainda verdes que ainda não formaram grãos ou que vão produzir uma quantidade insuficiente para cobrir os custos da colheita.
Por ter alto valor protéico, a silagem de soja é uma boa alternativa para alimentação do gado, principalmente leiteiro, que também sofre com falta de alimentos provocada pela escassez de chuvas. O técnico ensina que o produtor deve cortar a planta inteira com um ensiladeira e picar em tamanho médio de um centímetro. O material deve ser ensilado e compactado.
– A compactação é uma etapa importante, pois todo o ar deve ser retirado. Nessa etapa, deve ser adicionado inoculante e, opcionalmente, melaço para favorecer a fermentação – diz.
A quantidade de melaço a ser utilizado é de cinco a oito litros para cada tonelada de silagem. Após 45 dias o material pode ser utilizado para alimentar os animais.
O procedimento inicial para produção do feno é a mesma, mas a massa verde deve ser deixada na lavoura por três dias para perder a umidade, virando a cada 24 horas. Após, deve-se enfardar e armazenar.
As informações são da Emater.