| 10/03/2005 13h07min
O governo federal vai anunciar até o a segunda-feira as medidas de apoio às cidades atingidas pela seca no Rio Grande do Sul. A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento e Reforma Agrária, Miguel Rosseto, que participa nesta quinta, dia 10, de um debate sobre o tema na Assembléia Legislativa.
Segundo o ministro, já estão sendo pagos os seguros da agricultura familiar, mas é preciso que ao produtores encaminhem os laudos com as perdas. A apresentação do laudo é fundamental para a liberação de verbas pelo governo federal. Dos 238 mil contratos no Estado, apenas 40 mil notificaram os prejuízos com a estiagem.
A Secretaria da Agricultura deve concluir na tarde desta terça o documento com a pauta de reivindicações dos setores produtivos afetados pela estiagem. Oito entidades participaram da elaboração do relatório que será repassado pelo governador Germano Rigotto ao presidente Lula na semana que vem.
O diretor técnico da Emater, Ricardo Schwartz, disse que o relatório inclui pedidos de prorrogação de pagamento de financiamentos e refinanciamentos, bolsa estiagem e recursos para açudes e redes de água.
As informações são da Rádio Gaúcha.