| 08/03/2005 09h13min
Cerca de 100 produtores rurais gaúchos com dezenas de veículos bloqueiam desde as 7h desta terça, dia 8, a entrada da Estância Santa Maria, em Santa Vitória do Palmar, impedindo o acesso dos técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Brigada Militar e a Polícia Federal estão avaliando a situação e já negociam a saída dos produtores do local.
Os técnicos do Incra iriam retomar nesta terça o trabalho no município, mas aguardam decisão policial para ingressar na fazenda. O presidente do sindicato rural de Santa Vitória do Palmar, Luciano Terra, diz que a decisão foi tomada porque o Incra descumpriu promessa de não notificar mais produtores na região.
– Uma notificação foi feita na quinta-feira para a vistoria ocorrer no final de abril – disse.
Segundo Luciano Terra, os técnicos do Incra tentaram outros acessos para entrar na propriedade, mas não conseguiram. Para o presidente do sindicato rural da da região, a perspectiva é de que o protesto continue até o prefeito de Santa Vitória do Palmar retornar com alguma solução de Brasília. Os produtores querem que o Incra prorrogue o trabalho das vistorias, por causa dos prejuízos provocados pela seca. Uniram-se à manifestação desta manhã ruralistas de Jaguarão, Bagé, Pelotas, entre outras cidades da região.
A polícia diz que a situação está sob controle e o Incra nega que tenha prometido algo aos ruralistas. O Instituto alega que o trabalho é rotineiro e não descarta mandado judicial se o bloqueio persistir. O Incra também voltou a fazer vistorias para fins de reforma agrária nesta semana em Rosário do Sul, numa área pertencente a um produtor de Livramento que teve as terras vistoriadas semana passada.
Em assembléia na segunda, dia 5, os produtores foram liberados pelos sindicatos para buscarem na Justiça o cancelamento das vistorias.
As informações são da Rádio Gaúcha.