| 02/03/2005 23h40min
Contando com o apoio de mais de 20 mil torcedores, e de uniforme novo, o Grêmio derrotou o Bahia por 1 a 0, nesta quarta, dia 2, no Estádio Olímpico, e garantiu sua vaga na próxima fase da Copa do Brasil. O garoto Samuel – que começou o jogo no banco e no segundo tempo substituiu Ênio – marcou o gol da vitória e da classificação gremista.
O Grêmio entrou em campo precisando de uma vitória simples, para recuperar o 2 a 1 do jogo de ida, em Salvador. Para isso, o time ofensivo escalado pelo técnico Hugo de León partiu para cima desde o início, conquistando a primeira chance clara já aos três minutos de partida, com dois chutes seguidos de Marcus Vinícius e Anderson, que levaram perigo ao gol do Márcio baiano.
O meia Anderson, novidade na equipe, desequilibrou. Com ele, o Grêmio criou mais oportunidades. Ao todo, no primeiro tempo, teve 10 finalizações, das quais oito foram chances claras de gol. O jogador, de 16 anos, fez fila nos marcadores e, quando tinha
oportunidades, chutava a gol.
Já o Bahia não teve muitas oportunidades. A melhor chance ocorreu logo depois da grande investida do tricolor gaúcho, aos quatro minutos do primeiro tempo, quando Luís Alberto aproveitou cruzamento e cabeceou. O goleiro Márcio mandou para a linha de fundo, cedendo escanteio. No mais, só deu Grêmio, que precisava da vitória e contava com o apoio dos seus torcedores.
Na segunda etapa não foi diferente. O time nordestino começou tentando, mas a garra gaúcha prevaleceu. Anderson continuou criando boas oportunidades, porém recebendo marcação mais forte. O Grêmio continuava tentando, mas à medida em que o tempo ia passando, a angústia aumentava.
O grito de gol estava entalado na garganta. Aos 29 minutos, a torcida ensaiou: depois do cruzamento de Anderson, Samuel errou em bola, na cara do goleiro Márcio baiano. Mas aos 33 minutos, o garoto se redimiu com a torcida, que depois do cruzamento, rebatido pelo zagueiro, e do rebote chutado no canto do goleiro
Márcio, soltou o tão esperado grito.
Samuel marcava o gol – e carimbava o passaporte para a segunda fase da Copa do Brasil.
O sentimento dos jogadores, ao final da partida, era de alívio. Não só pela vaga garantida, mas também, e principalmente, pela superação de um time que ainda tem deficiências, enumeradas publicamente pelos próprios dirigentes. Os garotos promovidos dos juniores, o goleiro Márcio que ainda não sabe se será titular, além das muitas lesões que atrapalham o trabalho de Hugo de Leon... por tudo isso, os jogadores conquistaram a primeira grande vitória do ano.
O próximo adversário do Grêmio na Copa do Brasil será o Vila Nova, de Goiás, ainda sem data definida. Por liderar o ranking da CBF, o tricolor terá o mando de campo.
• Confira a galeria de fotos da partida