| 28/02/2005 15h09min
A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou nesta segunda, dia 28, o ranking protegido de Gustavo Kuerten. A entidade colocou Guga na 30ª posição no Sistema de Entrada, para garantir da entrada do tenista nos torneios oficiais.
Sem competir desde 1º de setembro e submetido a uma artroscopia no quadril direito no dia 21 do mesmo mês, nos Estados Unidos, Guga recebeu o ranking de proteção automaticamente, por estar seis meses parado, a partir desta terça.
Guga, que está treinando em Santa Catarina e se preparando para o seu retorno às quadras, no dia 4 de abril, no Torneio de Valencia, recebeu uma carta da ATP nesta segunda, confirmando-o na 30ª posição.
Para calcular o posto, a ATP fez uma média do ranking de Guga durante os três primeiros meses em que ele ficou parado.
– Para mim, esse ranking protegido é mais uma carta na manga que vou ter na hora em que estiver competindo de novo. Com o ranking que estou hoje e voltando a jogar, acho que não vou precisar usar para entrar nos Grand Slams e nos ATPs, seria mais para jogar um Masters Series, caso eu não ganhe wild card (convite) – disse Guga.
O tricampeão de Roland Garros pode usar o ranking protegido para entrar em oito torneios que ele escolher, durante nove meses.