| 27/02/2005 22h52min
Produtores rurais de Santa Vitória do Palmar planejam se reunir na manhã desta segunda, dia 28, em frente à Estância Santa Amélia. O objetivo é impedir novamente a segunda rodada de vistorias do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município.
Na quarta, dia 23, mais de 400 ruralistas formaram um piquete e tentaram barrar a entrada dos técnicos do Incra na Estância Nova. Por uma estrada alternativa e escoltados pelas polícias Militar e Federal, os inspetores chegaram à fazenda e completaram a avaliação das três áreas da propriedade, somando 3 mil hectares.
A notificação de mais duas estâncias na sexta, dia 25, a Santa Amélia, onde serão analisadas três áreas com 3 mil hectares, e a Santa Maria, com 2,4 mil hectares – deixou os proprietários de terra em alerta.
Neste domingo, dia 27, na abertura da colheita do arroz, em Dom Pedrito, o presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, Luciano Terra, entregou ao vice-presidente da República, José de Alencar, um documento no qual os ruralistas pedem o fim das vistorias. A justificativa do pedido é a estiagem. Segundo Terra, a seca pode comprometer a análise dos índices de produtividade das fazendas.
As informações são do jornal Zero Hora.