clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/02/2005 11h57min

Papa será substituído na bênção de domingo pela primeira vez

Arcebispo Leonardo Sandri ocupará o lugar do Pontífice na cerimônia

Pela primeira vez em seu papado o pontífice João Paulo II será substituído por um assistente durante a tradicional bênção do Angelus, concedida todos os domingos aos milhares de fiéis que se reúnem na Praça de São Pedro, no Vaticano. Neste domingo, dia 27, o Papa permanecerá em seu quarto de hospital durante a bênção, onde foi internado na última quinta com problemas respiratórios.

O Vaticano afirmou que o Papa de 84 anos, temporariamente sem voz após a traqueostomia feita para aliviar sua crise respiratória, delegou suas funções ao arcebispo Leonardo Sandri, vice-secretário de Estado. João Paulo II, que também sofre de doença de Parkinson em estágio avançado, irá "participar" da oração do Angelus de seu quarto no hospital. A expectativa é de que ele acompanhe a cerimônia pela TV.

Mesmo em maio de 1981, quatro dias após quase ser morto em uma tentativa de assassinato, o Papa conseguiu sussurrar pelo rádio uma bênção de seu leito no hospital. Quando esteve hospitalizado no início deste mês o religioso foi forte o suficiente para sentar em frente à janela e pronunciar a bênção depois que um assistente leu as saudações.

Não está claro se haverá uma rede de vídeo entre a praça de São Pedro e o hospital neste domingo, o que permitiria aos fiéis pelo menos ver o líder da Igreja Católica. Médicos afirmam que o Pontífice se recupera bem da traqueostomia. O próximo boletim médico será divulgado nesta segunda, dia 28.

As informações são da agência Reuters.


Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.