| 23/02/2005 23h34min
Escoltados pelas polícias Militar e Federal técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) burlaram o bloqueio feito no acesso à Estância Nova por ruralistas e vistoriaram a fazenda nesta quarta, dia 23, na região sul do Rio Grande do Sul.
Cerca de 400 proprietários de terra – na maioria arrozeiros – montaram um piquete sobre a ponte do Arroio dos Afogados, a oito quilômetros da sede da fazenda pelo acesso principal, distante 30 quilômetros da cidade, para impedir a fiscalização. Não houve conflito, mas a ordem era permanecer no local até que a vistoria fosse adiada. Os ruralistas permaneceram no local em apoio ao proprietário até as 17h, horário de término da ação do Incra.
Segundo o superintendente regional do Incra, Ângelo Menegat, os bloqueios prejudicam e atrasam o trabalho dos fiscais, mas os obstáculos deverão ser contornados. As vistorias também estão sendo feitas em São Gabriel. A próxima cidade a receber técnicos será Santana do Livramento, onde cinco áreas deverão ser avaliadas.
As informações são de Zero Hora.