clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/02/2005 19h01min

Racionamento já atinge 13 municípios do Oeste

Número dobrou em menos de uma semana

A estiagem que atinge as regiões Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina já provoca o racionamento de água em 13 municípios – número registrado até esta segunda, dia 21. Há menos de uma semana, eram seis.

 Em São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, os moradores tem água um dia sim, outro não. Em Guaraciaba, houve redução na vazão dos quatro poços artesianos. A responsável pelo sistema da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no município, Simone Oro, disse que os moradores tem água somente cinco a seis horas por dia. Ela destacou que a medida visa garantir o abastecimento para todas as residências.

Nesta segunda, entraram em racionamento Anchieta, Maravilha e Bandeirante. Em Anchieta, a Casan já está utilizando água dos açudes dos agricultores para complementar o abastecimento. Em Maravilha a vazão do rio Jundiá já não dá conta da demanda.

Uma das situações mais complicadas é em Nova Erechim, onde a captação no Lajeado Barreiro está minguando. O reservatório só tem água para captação nas primeiras horas da manhã. Depois as bombas são desligadas.

O responsável pela Casan no município, Ivaldo Babinski, disse que a captação é de apenas 150 a 180 mil litros por dia – o que representa um terço do consumo normal do município, que é superior a 400 mil litros por dia. Babinski disse que alguns moradores chegam a ficar 30 horas sem água e 12 a 18 horas com água. O problema maior é no centro da cidade.

O gerente regional da Casan em Chapecó, Antônio Baptiston, disse que vai alugar um sistema de motor e encanamentos de irrigação, para recalcar água do rio Burro Branco, até o reservatório, numa distância de 1,5 quilômetro. O sistema deve entrar em operação na terça.

O superintedente de operações da Casan, Paulo Christ, disse que a situação é preocupante também em Pinhalzinho. O município já está em racionamento e não tem fontes alternativas para captação. O uso de carro-pipa é inviável, segundo Christ, pois o consumo diário do município é de 80 metros cúbicos por segundo.

Com informações do Diário Catarinense.

O que você tem feito para economizar água? Conte no fórum do DC Online.

Confira as fotos da estiagem em Santa Catarina.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.