| 20/02/2005 14h30min
A bancada federal gaúcha deverá se mobilizar para obter a vinda ao Estado, em caráter de urgência, dos ministros da Integração, Desenvolvimento e Agricultura. A iniciativa é do deputado Francisco Turra, da Comissão de Agricultura da Câmara, que vai iniciar na próxima reunião de quarta, dia 23, uma mobilização da bancada gaúcha no Congresso para pressionar o governo federal a socorrer a agricultura gaúcha atingida pela estiagem.
O deputado afirma que junto com o deputado Jerônimo Goergen, percorreu, no fim de semana, áreas atingidas no eixo Marau-Santo Augusto-Porto Alegre constatando que se trata da pior seca dos últimos anos, com prejuízos já irreversíveis. Ele também participou de reunião no sábado, dia 19, em Santo Augusto, com representantes de cem municípios.
Segundo Turra a lavoura de milho foi dizimada e a de soja, em alguns casos já está afetada de forma irreversível. O deputado afirma que os ministérios têm que socorrer o Rio Grande do Sul de forma imediata, emergencial e completa, desde a abertura de poços artesianos à prorrogação dos débitos, liberação dos recursos do proagro e um plano de apoio para o custeio e investimento do próximo plantio. O deputado alerta que começa um período de endividamento do agricultor, agravado com a recente desvalorização do dólar. Francisco Turra diz ainda que o governo federal não está tendo a real dimensão da gravidade da seca que atinge o Sul.
As informações são da Rádio Gaúcha.