| 18/02/2005 15h50min
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) irá perfurar poços artesiados em Nova Petropólis e em Garibaldi, municípios que enfrentam racionamento. A estatal poderá adotar o mesmo procedimento em Nova Prata. A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Estiagem, formado pelo governo estadual, realizada nesta sexta, 18.
Para abastecer os municípios de Alvorada e Viamão, que também enfrentam racionamento, a Corsan está preparando uma captação de água emergencial na adutora que vai de Cachoeirinha a Alvorada. O diretor de Expansão da companhia, Sérgio Klein, afirma que a ação deverá diminuir a dependência do abastecimento da região Metropolitana do Rio Gravataí, pois permitirá buscar água direto do Rio Jacuí.
O grupo solicitou ao Instituto Riograndense do Arroz (Irga) uma campanha de conscientização dos arrozeiros e a antecipação da supressão de água da lavoura.
Durante o encontro, o coordenador de Relações Institucionais da Unidade de Climatologia de São Leopoldo, Alexandre Aguiar, apresentou um estudo com as previsões para os próximos meses. Segundo a Unidade de Climatologia, a estiagem é um fenômeno cíclico no Rio Grande do Sul e deve se repetir nos próximos anos. Conforme o estudo, o clima no Estado se alterna entre décadas com muita chuva e outras com períodos prolongados de seca.
Os órgãos estaduais deverão apresentar propostas abrangendo o período de estiagem previsto pela Unidade de Climatologia de São Leopoldo, reavaliando projetos anteriores. Ainda de acordo com a Unidade de Climatologia, a situação só deverá ser amenizada em abril, quando poderá ter muita chuva nas regiões sul e metropolitana do Estado, com níveis normais na região Norte.
A próxima reunião do Grupo de Acompanhamento da Estiagem será na próxima sexta, 25, às 11h, no Palácio Piratini. O Grupo é formado por representantes da Casa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde (Vigilância Sanitária), Defesa Civil, Batalhão Ambiental, Corsan, Fepam, Irga, Fiergs e Farsul.
As informações são do site do governo do Estado.