| 13/02/2005 17h30min
O grupo ambiental Earth Policy Institute (EPI) divulgou comunicado afirmando que a tendência de aquecimento global reduzirá a produção agrícola e tornará os suprimentos alimentícios mais escassos no próximo século.
– A combinação de temperaturas elevadas e a queda dos níveis de lençóis freáticos provavelmente resultará na redução do abastecimento mundial de grãos. Isso já é evidente com os preços mundiais do arroz, que subiram mais de 30% no ano passado – diz Lester Brown, presidente do EPI.
De acordo com o grupo, a colheita de cereais do ano passado foi de 2 bilhões de toneladas, a maior já registrada e superior à demanda em 26 milhões de toneladas. Isso foi possível graças ao clima extraordinariamente bom. Mas nos quatro anos anteriores, a demanda superou a oferta à medida que as safras foram secando sob o calor rigoroso nos Estados Unidos, Europa e Índia.
Apesar dos preços
deprimidos para o trigo e o milho, o preço
mundial para o arroz subiu mais de 30%. Em pesquisa realizada pela Academia Nacional de Ciência uma equipe concluiu que a produção de arroz cai 10% com cada aumento de 1 grau Celsius.