| 10/02/2005 18h09min
A estréia do chat da Agência Câmara de Notícias foi adiada para o dia 16 de fevereiro, às 15 horas. O primeiro bate-papo pela internet da Agência será com o relator da comissão especial que discutiu o projeto de lei da Biossegurança (PL 2401/03), deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).
Entre outras mudanças na legislação, o projeto, que está pronto para ser votado pelo Plenário, regulamenta a liberação de transgênicos no Brasil. Perondi é médico e tem atuado a favor da liberação do plantio de soja transgênica. Estima-se que em 2004 cerca de 90% da soja plantada no Rio Grande do Sul foi de sementes modificadas geneticamente.
Transgênicos, clonagem, embriões humanos e células-tronco são alguns dos temas mais polêmicos da proposta da nova Lei de Biossegurança, que regulará a pesquisa e desses temas. O projeto, de autoria do Executivo, foi discutido e aprovado na Câmara e modificado pelo Senado. Agora, retorna à Câmara para que os deputados analisem as mudanças feitas.
A discussão gira em torno das diferenças entre o texto aprovado pela Câmara em fevereiro de 2004, relatado pelo líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), e o texto revisto pelo Senado, que tem a aprovação do atual relator, Darcísio Perondi. O deputado defende que aquele texto seja aprovado pela Câmara, mantendo-se o acordo feito entre líderes partidários e o Executivo que permitiu sua aprovação no Senado.
As informações são da Agência Câmara.