| 03/02/2005 16h02min
O município de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, terá racionamento de água a partir desta quinta, dia 3. As 4,8 mil residências da cidade são abastecidas pela bacia do Arroio Santa Isabel, onde não chove com regularidade desde o final de 2004.
Para garantir o abastecimento a Corsan colocou em operação um poço artesiano junto ao Rio Ackermann, que fornece 10 litros por segundo, e uma equipe de perfuração de poços será deslocada para abertura de poços próximos à barragem. Para não prejudicar o atendimento ao hospital, creches e asilos, a Corsan está buscando água de Gramado, a 35 quilômetros, por caminhão-pipa.
Os cortes programados serão realizados alternadamente a cada 24 horas, com normalização do abastecimento nas 24 horas seguintes. O município já decretou situação de emergência junto à Defesa Civil Estadual.
Também enfrentam racionamento de água os municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As cidades são abastecidas pelo Rio Gravataí. A situação só deve ser normalizada quando voltar a chover com intensidade no Estado.
As informações são do governo do Estado.