| 01/02/2005 21h19min
O papa João Paulo II, de 84 anos, foi internado na noite desta terça, 1º de fevereiro, em razão de uma gripe e de problemas respiratórios. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Vals, que afirmou que o Pontífice estaria com laringite agudo.
Os sintomas da gripe, percebidos desde domingo, fizeram o papa cancelar compromissos na segunda e terça, assim como a tradicional bênção aos fiéis na Praça São Pedro, realizada às quartas-feiras.
A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de um problema intestinal. O Vaticano costuma fazer anúncios curtos sobre as doenças do Papa, e não dá detalhes sobre suas condições de saúde. Apesar do mal de Parkinson e de andar em uma cadeira de rodas, o Pontífice tem se mostrado em boas condições de saúde nos últimos meses.
O Vaticano pretendia divulgar um boletim médico à meia-noite desta terça, mas o movimento de veículos próximo ao Hospital Policlínico Gemelli de Roma, onde está o Papa, confirmaram a internação.
Navarro Valls afirmou que não pode precisar quantos dias o chefe da Igreja Católica ficará no hospital, mas acredita que o período não ultrapasse três dias.
Com informações da agência AP.